O prefeito de Alto Alegre do Pindaré, Fufuca Dantas (Progressistas), anunciou que os professores da rede municipal de ensino terão reajuste de 15% no piso salarial. O valor, que é maior que o reajuste nacional, entrará em vigor a partir de janeiro de 2023. Além dessa medida, a prefeitura já efetuou o pagamento do 13º salário de todos os servidores concursados e comissionados da educação e está em andamento o pagamento de 1/3 (um terço) das férias referente aos 45 dias também ainda no mês de janeiro.
“A nossa gestão é pautada pela preocupação com todos que fazem parte do nosso município. Não medimos esforços para realizar em dia os pagamentos dos servidores que se dedicam diariamente ao serviço público para que ele funcione com qualidade. Logo, todas essas medidas são uma forma de valorizar e garantir os direitos dos profissionais da educação que são responsáveis pelo ensino das crianças e dos jovens de Alto Alegre do Pindaré”, ressaltou o prefeito Fufuca Dantas.
Ao todo, 1350 servidores concursados e comissionados da educação foram contemplados com o 13º salário ainda em dezembro, fortalecendo a economia do município.
O secretário de Educação, Esportes e Lazer, Flávio Viana, destacou o papel primordial dos professores na contribuição de resultados positivos a nível municipal e estadual. “Reconhecemos a importância do corpo docente de Alto Alegre do Pindaré, sendo uma das formas de reconhecimento a realização dos pagamentos em dia. Com o esforço de cada um, conseguimos alcançar resultados de grande relevância, sendo o nosso município destaque na educação”. comentou o secretário.
Nos últimos anos a educação de Alto Alegre do Pindaré voltou a figurar com a terceira melhor nota do IDEB entre os 217 municípios maranhenses, graças aos investimentos da atual gestão. Em 2022 foi criada uma comissão especial de trabalho para reformular o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do Magistério. O grupo formado por representantes da administração municipal e sociedade civil organizada tem o objetivo de construir propostas de atualização dos vencimentos dos professores, servidores administrativos, vigias e merendeiras, que atuam em escolas da rede municipal de ensino.